quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O COMPUTADOR NA ESCOLA




O uso do computador na escola já não é mais novidade para a maioria dos alunos. Muitos ainda acreditam que a computação irá criar uma revolução na educação, pois, a finalidade é utilizar o computador como uma ferramenta pedagógica de auxilio ao professor no processo de ensino-aprendizagem.
O computador contribui com o educador na transmissão de informações aos alunos, pois, a informática no ambiente escolar juntamente com o quadro, o giz, o vídeo, a TV, o som, os livros, as revistas, os jogos pedagógicos, lápis, caneta, borracha, cola e tesoura, enriquece esse processo. O uso vai depender da visão do professor sobre o que é ensinar, o que é aprender e como construir o conhecimento.
De acordo com Levy (1993, p.23) o grande desafio que os educadores modernos enfrentam está relacionado à aplicação prática do computador, não como ferramenta, mas como elemento integrador do processo de ensino-aprendizagem.
Com a ajuda dos computadores e dos novos artefatos informatizados que estão sempre surgindo, cria-se um espaço para a interação e o imprevisto, para atividades de pesquisa, autoria, processos de auto-aprendizagem e auto-avaliação.
O computador numa visão mais abrangente de construção de aprendizagem pelo aluno, sendo o professor um mediador desse processo, poderia ser utilizado:
· como fonte de pesquisa de informações na Internet ou em software específicos (enciclopédias eletrônicas);
· como meio de comunicação e discussão de informações(e-mails e fóruns);
· como ferramenta para registrar informações (editores de texto, editores de imagem e som);
· como organizador de informações (bancos de dados ou software de apresentação);
· como ferramenta de apoio para o trabalho com alguma informação específica a ser vista pela turma (questões ortográficas, simulações de experiências químicas);
· como ferramenta que permite o registro de informações pela expansão de algumas habilidades, às vezes não muito desenvolvidas em algumas crianças (crianças que não apresentam uma boa coordenação motora por conta de uma paralisia cerebral e que podem utilizar o teclado do computador para produzir um texto ou um desenho);
Para Valente (1998, p. 54):
A busca e construção do conhecimento se processarão pela informação que hoje domina o mundo. Portanto ao invés de o estudante memorizar a informação ele deve ser orientado a buscar e a usar a informação. O computador é o instrumento que levará o aluno a selecionar informação, resolver problemas e aprender independentemente.
Porém, são apontados aspectos positivos e negativos em relação ao computador na escola.



REFERENCIAS



LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: 1993.



VALENTE, José Armando. Organizador: Computadores e Conhecimento – Repensando a educação. 2ª ed. São Paulo. UNICAMP/NIED. 1998.

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